Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nos passos da saúde

Turma da Melhor Idade do Setor Universitário caminha para uma vida saudável.

Fácil, sem custo ou contra-indicação, emagrece rápido, tonifica os músculos, reduz os riscos de doenças e deixa o astral lá em cima! E então, vamos nessa? Esse é o convite feito pelos componentes do “Grupo de Caminhada Nunca é tarde para começar” do Setor Universitário, região leste de Goiânia a todos os moradores do setor e de setores adjacentes.

A prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para melhorar a força física do idoso, mas um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente. Participar na vida comunitária e continuar a ter projetos são fatores essenciais para viver com qualidade. Caminhada e hidroginástica são os mais recomendados para quem já passou dos 50 anos. Isso sem falar que se exercitar favorece muito a saúde do corpo todo: combate o colesterol ruim, estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e ameniza desequilíbrios posturais e articulares.

Fundado há cinco anos, o grupo conta com aproximadamente 45 pessoas da Melhor Idade que praticam a caminhada três vezes por semana, das 7h às 8h30 na Praça Fábio Nasser. Todos, devidamente uniformizados, aquecem, caminham, e depois iniciam os trabalhos de flexão. “Estou com esse grupo há quatro anos, e sinto diferença no meu corpo, desde o primeiro dia. Hoje tenho disposição para fazer quase tudo. Recomendo essa atividade para todas as idades”, conta Eurípedes Alves, 72, eletricista aposentado, e um dos poucos homens dentro do grupo.

A caminhada, em sua maioria, é composta por moradores do bairro, o que não impede que moradores de setores próximos ou distantes possam ingressar no grupo. O grupo é formado basicamente por mulheres, que antes de começarem os serviços domésticos, buscam na caminhada um ânimo extra para enfrentar o dia. As atividades ao ar livre e em grupos ajudam a conhecer novas pessoas e fazer amigos. “Nos tornamos uma família. Organizamos festas de aniversário, Natal e cafés da manhã”, diz Zilda França, 71, moradora do setor e uma das organizadoras da caminhada. Em seu bloco de notas, faz o controle das pessoas que estiveram presentes em todas as caminhadas, e que ao sentir a falta de algum integrante, entra em contato com o mesmo para saber o porquê da ausência. “Ligo para todos que não vêm. Fico no pé mesmo”, acrescenta.

Os trabalhos físicos realizados na praça contam com o auxílio de dois professores de Educação Física, Tadeu João e Juliana Alves, e da estagiária, Jaqueline Dias, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além deles, conta também com a ajuda, duas vezes por ano, de estagiários de enfermagem coordenados pela professora Bárbara de Souza, da UFG. Aferem a pressão arterial, pesam, e medem a altura de todos os presentes no local.

Professora de outra área, a bióloga Célia Maria, 62, que participa da caminhada, afirma ter sentido melhoras em todos os aspectos de sua vida, inclusive no lado psicológico. “Estou mais disposta a fazer as tarefas de casa. Minha pressão, saúde e humor, melhoraram com essa caminhada”.

O projeto Caminhando com Saúde, da Prefeitura de Goiânia, foi criado em 1992 e hoje atende uma estimativa de 1.500 pessoas/dia em 12 praças e bosques de Goiânia em diferentes regiões da cidade com alongamento, ginástica localizada, orientação aos caminhantes e verificação de pressão arterial e outras atividades no período matutino e alguns locais no período noturno/fim de tarde.

Os conteúdos são: Caminhada Sistematizada, Ginástica Localizada, Alongamento, Educação Postural e, quando possível, momentos de verificação de pressão arterial. Em cada um dos locais onde o programa está instalado há um profissional de Educação Física lotado na SEMEL que desempenha o papel de professor e dinamizador das atividades propostas. Se no local houver ações nos dois turnos, então haverá um professor para cada turno. Estes profissionais também organizarão festividades, comemorações e passeios ao longo do ano, como por exemplo: festa junina, comemoração de aniversários e viagens.

Cuidados

São muitos os benefícios que a prática regular de exercício físico traz para os idosos, no entanto, existem alguns cuidados que devem ser levados em conta para evitar dores, desconforto, acidentes, lesões e manter a motivação em alta. A prevenção é, como sempre, o melhor caminho a seguir.


  • Consultar sempre o médico assistente antes de iniciar qualquer plano de exercício físico.
  • Começar devagar, principalmente se já não pratica exercício físico há muito tempo – 10 minutos duas vezes por dia ou uma aula semanal, para depois ir aumentando muito gradualmente. 
  • Nunca se esquecer dos exercícios de aquecimento e de relaxamento no início e no final de cada sessão de ginástica. 
  • Esperar pelo menos duas horas depois de cada refeição antes de praticar qualquer tipo de exercício físico. 
  • Manter-se hidratado durante qualquer atividade física – o idoso deve beber água antes, durante e depois de cada sessão de ginástica. 
  • Saber praticar corretamente a atividade física e assegurar que esta é, acima de tudo, segura. Se praticar ciclismo, deve usar um capacete apropriado, por exemplo. 
  • O idoso deve familiarizar-se com o local onde pratica exercício físico, nomeadamente os perigos existentes, para evitar qualquer tipo de acidente ou lesão. 
  • Sempre que praticar exercício físico, o idoso deve vestir roupa larga e confortável, que facilite os movimentos. Se estiver ao ar livre, o vestuário deve ser de cores bem visíveis e/ou complementado por um colete refletor. 
  • O calçado usado para praticar exercício físico é muito importante: deve ser apropriado ao tipo de atividade a ser praticada; ter uma sola lisa, que não escorregue e não seja nem muito alta, nem muito baixa; deve conter espaço suficiente para mexer bem todos os dedos dos pés e proporcionar o apoio total do calcanhar. 
  • O idoso deve praticar exercício físico ao ar livre sempre que possível, evitando naturalmente as horas de maior calor e frio. Se a sua atividade física ocorrer num espaço fechado, deverá ter em atenção a qualidade do ar, principalmente se tiver problemas respiratórios. 
  • Quando o tempo estiver frio ou chuvoso, o idoso pode fazer a sua caminhada habitual dentro de um centro comercial, por exemplo. 
  • Se sentir qualquer um dos seguintes sintomas – tonturas, falta de ar, náuseas, dor ou pressão no peito, braço, ombro ou pescoço; suores frios ou qualquer tipo de dor nas articulações – o idoso deve parar imediatamente. 
  • Se o idoso tiver alguma articulação inchada, vermelha e sensível ao toque, deve evitar qualquer tipo de exercício físico e procurar o médico no caso de os sintomas persistirem. 
  • Se o idoso se sentir doente, com tosse, febre, constipado ou com gripe, deve adiar a ginástica para quando estiver completamente recuperado. 
  • Depois de uma doença ou lesão, um idoso deve recomeçar o seu plano de exercício físico do início e não retomar no ponto em que estava antes da sua paragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário