Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Um pedaço da Itália em Goiás

Nova Veneza, reduto dos primeiros colonos italianos no Estado é referência de cultura e boa comida. Um dos principais festivais gastronômicos do País acontece no final deste mês.

Por Carlos Eduardo Faria, Clarissa Barbosa e Mara Rubia Silva

Uma pequena cidade no interior de Goiás, com 8,5 mil habitantes e a 29 km de Goiânia é conhecida como a “Colônia dos Italianos”. Este ano, comemoram-se os 100 anos da imigração italiana para o município de Nova Veneza.

Berço das primeiras famílias italianas a se instalar no estado, Nova Veneza busca manter suas raízes num importante trabalho de vivência da língua italiana, da cultura e da gastronomia tão marcantes dos seus colonizadores.

Para isso, implantou o idioma italiano nas escolas municipais e realiza de 31 de maio a 3 de junho o Festival Italiano - Gastronomia e Cultura, já em sua 8ªedição. A festa atrai pessoas de todo o país.

A cidade de Nova Veneza foi a precursora dos festivais de gastronomia e cultura no estado de Goiás desde 2003, quando foi realizada a primeira edição do festival. Durante a festa o coral ‘Anjos de Veneza’ e o grupo de dança ‘Di Veneza’, compostos por alunos da rede municipal de ensino, se apresentam, além do grupo “Ítalo Brasileiro de Danças de Nova Veneza’ e outras atrações artísticas como cantores e grupos musicais que representam as atrações italianas, principal motivo do evento.

O prefeito, Luiz Antonio Milhomens Stival, fala sobre o surgimento da cidade, a ocupação pelos italianos e sobre esta edição do Festival.


O prefeito Luiz Antonio Stival 
recebe turistas de todo o Brasil.
Repórter: Como se deu a colonização dos italianos em Nova Veneza?

Prefeito:
A nossa cidade é diferente. Ela foi fundada por italianos, que vieram juntamente com suas famílias cultivar o café no século passado, lá em 1912. Chegaram da Itália, da região de "Venda". Os colonizadores chegaram pelo porto de Santos. Algumas famílias se ramificaram, indo para Santa Catarina, Curitiba, Rio Grande do Sul e algumas para Minas Gerais. As famílias Peixoto e Stival se instalaram aqui em Goiás, onde existia muita terra boa para cultivo. Quando chegaram em Nova Veneza já haviam algumas famílias, como a família Souza. Alguns italianos foram para Anápolis, que era referência comercial na época, e viram que a terra era muito fértil, montanhosa e com o clima igual ao da Itália, o que os agradaram muito. Alguns italianos ficaram aqui em Goiás e outros e foram buscar toda sua família na Itália para morar aqui. Aqui a colonização italiana começou com o cultivo do café, daí veio a parte religiosa trazida por eles, dando início assim à formação de uma cidade. Seu primeiro nome foi "Distrito de Anápolis" e nesse período houve um fato interessante. Na Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil invadiu o "Monte Castello", com alguns brasileiros lutando na Itália, os italianos que estavam aqui ficaram com medo de sofrer retaliação pelos brasileiros, pois aqui era uma colônia italiana. Tiveram então que mudar o nome da cidade para "Colônia de Goianaz" em função da guerra. Apos o final dela, voltou-se o nome para Nova Veneza. A cidade foi então emancipada em 14/11/1958 e passou a ser município. E desde então vários prefeitos passaram por aqui e ajudaram a construir a história da cidade.

Repórter: E quais são as principais atividades culturais, tanto na música como na arte, oferecida pela cidade?

Prefeito:
Nova Veneza é o berço da civilização cultural italiana em Goiás, sendo a única no Estado. O restante do país pensava que aqui só existia pasto, que não tinha cultura, que vivíamos somente da agricultura e da pecuária. Nós quebramos essas barreiras e investimos muito na área cultural, buscando uma identidade para a cidade, enquanto muitos municípios perderam os valores da sua identidade. É uma preocupação do município manter a nossa identidade, principalmente por estar perto da capital, correndo o risco de perdê-la com o progresso. Ao contrário de outras cidades do entorno de Goiânia, nós preservamos a identidade italiana e religiosa, onde temos a terceira maior festa religiosa do estado, que é a festa da Nossa Senhora do Carmo. Temos também grandes artistas na música, na arte e o idioma italiano nas escolas municipais.

Repórter: Como é desenvolvida a cultura italiana nas escolas?

Prefeito:
A partir do pressuposto da preservação da identidade italiana no nosso município, implantamos o idioma italiano nas escolas da rede municipal para que as crianças não percam seus valores, pois como os imigrantes vão morrendo, o idioma se mantém vivo. A preservação do idioma é um resgate da cultura. Temos também a dança, o coral e o centro de gastronomia e o festival vem agregando todos estes valores. O festival italiano é o carro chefe do município e é o que projeta Nova Veneza no sentido turístico e também da cultura.

Repórter: Como é aceitação por partes das crianças em relação ao idioma?


Prefeito:
No primeiro momento tivemos uma dificuldade por ser um idioma novo e, com isso, enfrentamos várias barreiras. Mas avançamos muito e queremos, no futuro, que essas crianças façam um intercâmbio cultural com a Itália, mandando alunos para estudarem lá, voltarem para cá e recebermos alunos italianos aqui para troca de experiências culturais. Então a cada dia temos quebrado barreiras para a consolidação da cultura italiana, com a língua italiana. Fácil não é, mas somos muito determinados. Quando queremos, fazemos as coisas acontecerem.

Repórter: Sobre o Festival Italiano, fale mais sobre ele...

Prefeito: O festival oficialmente é o carro chefe do município. Ele projetou Nova Veneza não só pra Goiás, como pro Brasil e para o mundo, sendo reconhecida internacionalmente. Além dele ser um evento turístico, tem um cunho cultural e é o único italiano que acontece em Goiás. E o que eu vejo é um encontro da família, um intercâmbio cultural com outros estados, como Santa Catarina, que tem uma cidade co-irmã conosco, de mesmo nome, com trocas de experiências culturais. O festival se consolida a cada ano com superação de público a cada edição, onde a cidade ganha muito com isso, a economia e cultura também. Este ano acontecerá de 31 de maio a 3 de junho e deixo o convite aberto a todos para virem participar. Mesmo com toda a escassez de recursos, aqui impera a lei da criatividade, da honestidade e do desprendimento. Hoje o prefeito tem que estar preparado para os desafios de realizar uma boa gestão com poucos recursos públicos e, no meu caso, encerro neste final do ano meu segundo e último mandato, com o dever cumprido, visto que Nova Veneza tem se desenvolvido muito.



Veja também:

Italiano na prática


Os alunos da Escola Municipal Tereza Zanine Peixoto, João Carlos e Ana Clara, acham importante e gostam muito do ensino da língua italiana no ensino fundamental. Eles até aprenderam a falar algumas palavras em italiano, como "bonjorno" que significa "bom dia" em português, e "buona notte" para "boa noite". A aluna do terceiro ano, Ana Clara, já canta em italiano. Confira um trecho da música de Laura Pausine, que ela interpreta, neste vídeo:


http://www.youtube.com/watch?v=wzi_7u-BMr0&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário